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Ultimaker Community of 3D Printing Experts
rafael

ALGUM BRASILEIRO??

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On 6/29/2018 at 4:08 PM, fergazz said:

obrigado.

outra coisa os filamentos tem que ser original?  posso usar paralelo será? 

 

outra coisa, tem uma função nova no Cura que pode te ajudar a ganhar tempo, o layer adaptive. Acho que ainda tá em fase experimental mas pelo benefício vale fazer uns testes... ele ajusta automaticamente o tamanho (altura) dos layers de acordo com a necessidade da peça. Tem um vídeo em inglês dessa nova função, dê uma olhada: 

 

 

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On 7/2/2018 at 7:07 AM, Roberto-Resende said:

 

Olá Roberto, 

não precisa usar o original, pode usar paralelos mas é necessário atentar ao diâmetro real e a variação do diâmetro, que não pode passar de 0,05mm. Algumas marcas são reconhecidas aqui no fórum pelos usuários. Claro que tem muitas ao redor do mundo mas aqui no Brasil ainda não achei um "fabricante" confiável, já testei o 3Dfila, 3dLab e o 3DX. Entopem com frequência, o acabamento não fica homogênio (nota-se mais a inconsistência nas paredes externas) e o diâmetro variou muito, mesmo o anúncio constando +ou- 0,05mm de variação, nos casos que analisei com meu paquímetro. Isso me faz pensar que os filamentos vendidos aqui são os comprados baratíssimos da China, os de 2-4 dólares, que aqui são vendidos por 90-120 reais... pelo menos esses que analisei. Fica a pergunta: Alguém usa filamentos nacionais com bons resultados e confiáveis? Queria muito achar uma marca aqui. 

 

Eu só uso filamentos de fora, infelizmente, e o custo aumenta muito, chega a triplicar. O ideal é trazer de fora, quando algum conhecido ou parente viajar. As impressoras que usam tudo bowden são mais sensíveis a essas variações de diâmetro que as direct-drive, pelo que tenho notado. Já usei filamentos da Colorfabb, Protopasta, Taulmann, Biofila e os da Ultimaker. Mas vejo bons reviews, no ambiente da Ultimaker, de outras marcas não vendidas aqui. Passei tanto sufoco no início do ano passado que, próximo ao fim do ano, encomendei uma leva de filamentos da Colorfabb. Se quiser ainda tenho 2 rolos à venda. Estão caros porque fui taxado até no frete, minha margem de lucro praticamente não existe. Armazeno os filamentos em armário vedado e com umidade monitorada. Em ago/set vou trazer mais filamentos, se quiser encomendar com antecedência posso melhorar o preço, até porque já negociei descontos maiores com a Colorfabb e condição melhor de frete. Comprando por fora do Mercado Livre consigo abater o preço em 11%, que é o valor inserido por eles por anúncio. Segue meu e-mail: gazzola@3dsolid.com.br

 

PLA/PHA: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-947428234-filamento-285mm-colorfabb-plapha-blue-sky-_JM  

Ngen: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-947465305-filamento-285mm-colorfabb-ngen-petg-exclusivo-vermelho-_JM

Edited by fergazz

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2 hours ago, Roberto-Resende said:

 

boa tarde, tem como reduzir essas "falhas" em diâmetros?  são regiões de encaixe e acontece isso.

 

image.thumb.png.0838a3be6ad440513d506081100dedea.png

 

Esse degrau é causado pela resolução. Se você diminuir a altura da camada esse degrau ficará menos evidente. Normalmente buracos e protuberâncias, redondas e pequenas como essa, tem uma imprecisão de 0,1mm com o PLA, que é o material mais preciso. Se a lateral desse "botão" fosse reta, reduziria esse efeito em V, ficaria uma escadinha mais uniforme, perpenticular.

 

Edit: Como corrigir. Ou vc muda o design para atender essa variação (necessário testes para calibragem) ou você faz maior e lixa até atingir o ponto ideal de encaixe. Vale lembrar que nas metragens totais, de ponta a ponta, a precisão é maior, só em buracos, partes redondas e pontes isso muda. Usando suporte, como mostrado na figura, a precisão pode ficar num patamar melhor também. As Ultimakers super bem calibradas chegam a ter variação no eixo XY de 0,05mm.   

Edited by fergazz

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On 6/29/2018 at 4:05 PM, fergazz said:

 

Sim, com o bico maior você ganha tempo. Acredito que tenha de 0.8mm de diâmetro, provavelmente farão outros tamanhos mais pra frente. Mas tenha em mente que aumentando o tamanho do bico você piora a resolução no eixo X, Y. Pra algumas aplicações isso pode não fazer diferença mas pra peças com detalhes minuciosos isso vai te gerar uma imprecisão na resolução. 

 

Esse upgrade da 3dSolex tem na loja do @gr5, nos EUA, confira esse link: https://thegr5store.com/store/index.php/um3upg/ultimaker-3-core-hardcore-with-two-nozzles-pilot-read-full-description-please.html

 

boa tarde,  eu preciso comprar todo o print core, ou só o bico ? .    https://ultimaker.com/en/products/spare-parts

 

On 6/29/2018 at 4:05 PM, fergazz said:

 

 

 

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Roberto-Resende said:

boa tarde, eu preciso comprar todo o print core, ou só o bico ? https://ultimaker.com/en/products/spare-parts

 

-----x------

 

Se não me engano o Core Original da UM3 não troca o bico. Digo isso pois eles vendem o Core inteiro de 0.25, 0.4 e 0.8, tanto AA quanto BB, esses nozzles (bicos) do link são pra UM2+. Os Cores da 3dSolex trocam com certeza pois no anúncio do outro link que te passei diz isso. Nunca usei esse pra UM3, sugiro fazer uma busca aqui no fórum caso queira mais informações.

 

Tenho o heated block da 3dSolex, o equivalente do Olsson block, modifiquei minha UM2 (que também não troca o nozzle) pra UM2+ depois de 3 anos de uso. Peguei os nozzles Race (0.6mm, 0.8mm e 0.4mm) e o para abrasivos 0.5SS ICE. Os produtos que tenho deles são de ótima qualidade, os nozzles modelo Race tem uma bifurcação interna que permite imprimir um pouco mais rápido que o usual (10-15% talvez) e com temperatura um pouco mais baixa. 

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Bom dia. 

 

Vale a pena fazer um upgrade de minha UM2 para a UM2+? Ao contrário disso terei que trocar vários componentes para fazer a devida manutenção pois, comprei minha UM2 em 2014 e desde então só alegria, porém devido a alguns desgastes a minha impressora está começando a piorar o acabamento das peças. Em geral utilizo sempre PLA ou ABS.

Penso que com a troca das peças que compõem o kit de upgrade já solucionaria a questão da manutenção.

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olá @pro-2

Já trocou o PTFE coupler alguma vez? Eu que nunca fui de usar ABS mas usei muito o XT e o Ngen da Colorfabb e meu PTFE tava bem magoado, queimado na parte interna. Vou postar a foto aqui mais tarde. Impressionante como fez diferença, essa parte queimada dava muito atrito durante as retrações, acumulava plástico e resultava em underextrusion com muita frequência, até em peças com poucas retrações e com baixo volume de material (velocidade baixa). 

 

Caso queira trocar o heated block sugiro o da 3dSolex, tô achando muito bom. Comprei, também o heater de 40W, o sensor de temperatura e um jogo de nozzles da Mathless. Mudei o feeder pro Meduza's e agora tenho mais torque na máquina (com o bico maior acaba sentindo necessidade de aumentar o torque pra jogar mais volume), acabei instalando o firmware editável tinkerMarlin pra poder lidar com ele. Só o heater que deveria ter pego o de 35W que é mais fácil configurar, mas com as orientações do Gr5 consegui fazer.  

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@fergazz Obrigado pelas informações, vou optar pelo heated Block da Solex realmente aparentam ser bons. E o feeder, estava pesquisando várias opções, no AliExpress existem alguns semelhantes aos da UM2+, mas achei interessante o DDG da Bondtech para UM2+ e coloco a chapa para adaptar os furos ou ainda optar pelo Meduza também.

Mas claro, vou esperar o dólar dar uma baixada primeiro ?.

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Sem dúvida o Bondtech é o melhor feeder, tava de olho nele, cheguei a encomendar com o fabricante mas eles pararam de enviar pro BR pois tiveram problemas com outras entregas.

 

O Meduza me deu um pouco de trabalho pra instalar mas foi bem mais barato, e agora tá rodando bem, mas tive que encomendar da China (por e-packet) o Knurled sleeve pois o antigo ficou emperrado na minha haste do stepper motor e tive que serrar com a Dremel. Tem uma porca que fica dentro do modelo que é chato tb de colocar no lugar mas após superar essas “dificuldades” ele tá funcionando muito bem... aumentou o torque em aprox. 1.5x o que é muito bom ao utilizar nozzles de 0.6 / 0.8 pra cima. Nesse aspecto ele é melhor que o feeder original da UM2+. Comprei tudo na loja do  gr5... só o TFM coupler que peguei na Fabric8 pois ele tava sem no estoque. 

 

Nem me fale, o dolar disparou, tá complicado. Espero que o resultado das eleições sejam favoráveis... vamos ficar na torcida.

 

Qualquer dúvida pergunte! Abraço

Edited by fergazz
Inclusão do último parágrafo

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