Jump to content
Ultimaker Community of 3D Printing Experts

ALGUM BRASILEIRO??


Recommended Posts

Posted · ALGUM BRASILEIRO??

Hi,

just a little note (I've watched your video). When you level the bed, don't use such thick paper. Usually normal printer paper is enough. And also don't push with your fingers on the bed while moving the paper because you would change the pressure and get a wrong leveling. Just grab the paper on a corner and slide it between nozzle bed and check the resistance. Also don't move the paper while turning the thumb-screw because this also pushes on the bed and you'd mess up leveling. Just move the paper, turn the thumb-screw, move the paper again and so on.

Good luck.

 

Hey Nico,

that "thick paper" is a card that has 1mm of thickness, as the printer asks.

I'll pay more attention to that "finger pushing" detail, but I don't really apply strengh on the bed, just enough to move the paper. Anyways, thanks man.

 

  • Link to post
    Share on other sites
    • Replies 93
    • Created
    • Last Reply

    Top Posters In This Topic

    Top Posters In This Topic

    Popular Posts

    @matheusbnas faça o seguinte, limpe muito bem a superfície do vidro (de preferência lave-a) utilize aquela cola bastão prit, é a melhor para adesão na mesa mas não passe muita quantidade, baixe a temp

    Olá Matheus, qual versão do Cura você tá usando? Esse erro me parece o z-scar. Nada mais é que uma cicatriz, acontece no ponto em que o bico para de imprimir (retração) pra mudar para a outra cam

    outra coisa, tem uma função nova no Cura que pode te ajudar a ganhar tempo, o layer adaptive. Acho que ainda tá em fase experimental mas pelo benefício vale fazer uns testes... ele ajusta automaticame

    Posted Images

    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    Hey,

    I think the printer asks for 0.1mm not 1mm :)

    And about the pushing - I just noticed that when I touch the tumb-screw and drag the paper at the same time, there is a noticeable drag where there is almost none if I let go of the thumb-screw.

     

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    Hey,

    I think the printer asks for 0.1mm not 1mm :)

    And about the pushing - I just noticed that when I touch the tumb-screw and drag the paper at the same time, there is a noticeable drag where there is almost none if I let go of the thumb-screw.

     

    Thanks Nico, I'll pay more attention to that tumb screw thing.

    and the printer asks for 1mm, just checked.

    11092597_10206670000252698_1125454978_n.jpg?oh=34278c293e7a306e0b744218321b8164&oe=55206305&__gda__=1428108061_20d90e7f044767193422eda6f0697f6b

     

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    Ok, that's right. But then it asks you to take a piece of paper which is usually thinner than that. But good point. I think the on-screen instructions are not clear. I will forward this to the Ultimaker team.

     

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    Ok, that's right. But then it asks you to take a piece of paper which is usually thinner than that. But good point. I think the on-screen instructions are not clear. I will forward this to the Ultimaker team.

     

    Nico, you have to level it using 1mm first, then after, using a piece of paper. It's a double stage leveling, at least it seems.

     

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    Olá amigos Brasileiros!!!

    Sou aqui de São Paulo capital e trabalho com protótipos de brinquedos, bonecos por encomenda e afins

    Estou comprando uma Ultimaker 2 Extended e gostaria de aproveitar da experiência de vcs se me permitirem.

    Ainda não recebi a máquina, mas estou bastante entusiasmado com os reviews e resultados apresentados.

    Tenho há 15 meses uma Makerbot R2 que é um burrinho de carga. Como estou precisando de área maior de impressão, acabei por optar pela Extended devido aos maus resultados da Makerbot Z18 e geração 5.

    Bom por enquanto é isso.

    Grande abraço a todos!!

    P.S> Os convido a conhecerem meus trabalhos em minha página do face

    https://www.facebook.com/ilustradorsergiocarreiras

     

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    Bom dia pessoal, alguém aí já tentou imprimir "FLXIBLE" estou tentando mas não estou conseguindo, já utilizei vários parâmetros no CURA mas não imprime.

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    Bom dia pessoal, alguém aí já tentou imprimir "FLXIBLE" estou tentando mas não estou conseguindo, já utilizei vários parâmetros no CURA mas não imprime.

     

    Olá Cláudio,

    as Ultimakers possuem aquele "bowden tube", o tubinho transparente que serve como guia do filamento para a extrusora, e muitos filamentos flexíveis encontram atrito dentro do tubo e travam o "feeder" ou alimentador causando falhas ou interrupção da impressão. É necessário fazer alguma modificação pra utilizar tais filamentos, por exemplo comprar um bowder tube com menos atrito interno (loja G5store, http://thegr5store.com/store/index.php/bowden-tube.html... deve ter similar no brasil, necessário pesquisar).

    Existem outras formas de imprimir flexíveis em uma ultimaker, fazer o filamento entrar na extrusora sem passar pelo tubo, acho que já lí sobre isso... necessário pesquisa aqui no fórum para achar outras soluções.

    Qual filamento flexível você está usando? Por acaso é o Ninjaflex ou semi-flex? O semi é mais rígido e funciona melhor com as Ultimakers sem modificação, necessário aprofundar pesquisa pois chequei muito superficialmente.

    Mantenha-nos informados, abraço

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted (edited) · ALGUM BRASILEIRO??

    Oi Pessoal. Eu comprei recentemente uma impressora UM3 e estou tendo problemas de adesão do filamento ABS na base de vidro mesmo seguindo todas as recomendações do manual. Vocês sugerem adicionar algo mais para boa adesão? A temperatura da mesa de impressão coloquei 80 ºC e a temperatura do filamento de impressão está em torno de 230 ºC. Tentei imprimir uma peça pequena ontem e sem sucesso. Sempre solta na mesa mesmo passando a cola bastão que vem junto com a impressora.

     

    OBS: Pensei em criar um grupo no facebook para os usuários da impressora Ultimaker com intuito de tirar dúvidas, suporte, venda e compra de impressoras, projetos e outras funções. Gostaria de saber da opinião de vocês.

    Edited by matheusbnas
  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    @matheusbnas faça o seguinte, limpe muito bem a superfície do vidro (de preferência lave-a) utilize aquela cola bastão prit, é a melhor para adesão na mesa mas não passe muita quantidade, baixe a temperatura da mesa para 70 C , depois de imprimir vc só tira quando a mesa estiver completamente fria. Se for montar a comunidade no face conte comigo, tenho grande experiência na ultimaker.

    • Like 1
    Link to post
    Share on other sites
    Posted (edited) · ALGUM BRASILEIRO??

    Oi @claudiocosta, obrigado pela sugestão. Uma dúvida recorrente em relação a passar a cola bastão é se deve aplicar a cola quando a mesa estiver fria ou quando for começar a impressão 3D?

    Edited by matheusbnas
  • Link to post
    Share on other sites
    Posted (edited) · ALGUM BRASILEIRO??

    Caros @matheusbnas e @claudiocosta, temos uma comunidade no Facebook: https://www.facebook.com/groups/765796910157495/

    20 minutes ago, matheusbnas said:

    Oi @claudiocosta. Obrigado pela sugestão. Uma dúvida recorrente em relação a passar a cola bastão, aplica a cola quando a mesa estiver fria ou quando for começar a impressão 3D?

    Mesa fria. Espalhe a cola de forma homegênea, sem exagerar na quantidade. Pode molhar uma ponta de um pano e espalhar a cola, principalmente essa que vem com a impressora, ela é muito densa. Tenho uma cola bastão Bismark, bem baratinha, ela é aguada e nem precisa espalhar com pano úmido. Deixe a cola quase transparente, ao aquecer a mesa a água da cola "evapora" e fica perfeito! 

     

    Para ABS sugiro usar BRIM pra prender bem o material na mesa, e vale tentar outros métodos de adesão como: laquê (spray, extra forte) ou uma superfície adesiva da buildtak: https://www.buildtak.com/ Eu tive sucesso em algumas tentativas com a mesa a 90º graus. O ideal, ideal mesmo, seria encapsular a máquina. ABS empena muito, qualquer variação de temperatura pode acarretar numa falha. A temperatura interna ideal seria por volta de 50 graus. As Ultimakers, do jeito que vem, não são próprias pra imprimir ABS com consistência. 

     

     

    Edited by fergazz
    • Like 1
    Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    @matheusbnas, me ocorreu uma coisa. Teve um lote de vidros pra mesa aquecida da Ultimaker 3 que saiu com defeito, em alguns a variação de espessura chega a 0.3mm o que praticamente inviabiliza a aderência do primeiro layer. Te aconselho a fazer um teste para checar o quão plano é o seu vidro (meça com paquímetro, micrômetro ou até mesmo coloque uma régua metálica sobre ele). Lí uns relatos aqui no fórum que mesmo os vidros defeituosos as vezes são mais planos de um lado que do outro, verifique esta possibilidade também. Se possível compartilhe essas infos pra gente ir ajudando. A Ultimaker troca o vidro se for constatado o problema. 

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    Irei seguir a sugestão de ambos e digo se obtive sucesso. Acabei de entrar na comunidade no facebook.

     

    Abraços!

    3 hours ago, claudiocosta said:

    @matheusbnas faça o seguinte, limpe muito bem a superfície do vidro (de preferência lave-a) utilize aquela cola bastão prit, é a melhor para adesão na mesa mas não passe muita quantidade, baixe a temperatura da mesa para 70 C , depois de imprimir vc só tira quando a mesa estiver completamente fria. Se for montar a comunidade no face conte comigo, tenho grande experiência na ultimaker.

     

    1 hour ago, fergazz said:

    Caros @matheusbnas e @claudiocosta, temos uma comunidade no Facebook: https://www.facebook.com/groups/765796910157495/

    Mesa fria. Espalhe a cola de forma homegênea, sem exagerar na quantidade. Pode molhar uma ponta de um pano e espalhar a cola, principalmente essa que vem com a impressora, ela é muito densa. Tenho uma cola bastão Bismark, bem baratinha, ela é aguada e nem precisa espalhar com pano úmido. Deixe a cola quase transparente, ao aquecer a mesa a água da cola "evapora" e fica perfeito! 

     

    Para ABS sugiro usar BRIM pra prender bem o material na mesa, e vale tentar outros métodos de adesão como: laquê (spray, extra forte) ou uma superfície adesiva da buildtak: https://www.buildtak.com/ Eu tive sucesso em algumas tentativas com a mesa a 90º graus. O ideal, ideal mesmo, seria encapsular a máquina. ABS empena muito, qualquer variação de temperatura pode acarretar numa falha. A temperatura interna ideal seria por volta de 50 graus. As Ultimakers, do jeito que vem, não são próprias pra imprimir ABS com consistência. 

     

     

     

    10 minutes ago, fergazz said:

    @matheusbnas, me ocorreu uma coisa. Teve um lote de vidros pra mesa aquecida da Ultimaker 3 que saiu com defeito, em alguns a variação de espessura chega a 0.3mm o que praticamente inviabiliza a aderência do primeiro layer. Te aconselho a fazer um teste para checar o quão plano é o seu vidro (meça com paquímetro, micrômetro ou até mesmo coloque uma régua metálica sobre ele). Lí uns relatos aqui no fórum que mesmo os vidros defeituosos as vezes são mais planos de um lado que do outro, verifique esta possibilidade também. Se possível compartilhe essas infos pra gente ir ajudando. A Ultimaker troca o vidro se for constatado o problema. 

     

    • Like 1
    Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    Bom dia, alguem usa a ultimaker 3?  compramos essa semana e muita duvidas.

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    OI @Roberto-Resende. Eu uso UM3. Qual ou quais dúvidas você tem a dizer.

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??
    17 hours ago, matheusbnas said:

    OI @Roberto-Resende. Eu uso UM3. Qual ou quais dúvidas você tem a dizer.

    Bom dia, estou usando tem 1 semana, estou achando meus tempos de impressão muito longo. como vc faz para reduzir?    trabalho em modelos para fundição e o acabamento tem quer muito bom para facilitar a extração na areia.

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    Oi @Roberto-Resende. Em relação ao tempo vai depender muito do tamanho da peça a ser impressa e principalmente a resolução da mesma que está diretamente relacionada a altura da camada de impressão que no Cura varia de 0.06 até 0.4. Dependendo da qualidade que sua peça deseja ser impressa você pode ajustar diretamente nesse parâmetro para fazer uma impressão mais rápida.

    Espero que isso ajude. Qualquer coisa só chamar.

    • Like 1
    Link to post
    Share on other sites
    Posted (edited) · ALGUM BRASILEIRO??
    On 4/24/2018 at 7:12 AM, Roberto-Resende said:

    Bom dia, estou usando tem 1 semana, estou achando meus tempos de impressão muito longo. como vc faz para reduzir?    trabalho em modelos para fundição e o acabamento tem quer muito bom para facilitar a extração na areia.

    Perfeita a colocação do @matheusbnas. Aliás, qual resolução (altura de camada) você tá usando? 

    Você está imprimindo um ou dois materiais? 

    Edited by fergazz
    • Like 1
    Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    Escolher a resolução depende muito do objeto que será impresso. Aqui na comunidade e no Cura, a resolução padrão é 0,1mm (100 microns). 

    Se o objeto for arredondado nas camadas finais e se for necessário altíssima resolução, transições mais suaves, pode-se usar 0,06mm (60 microns) de altura de camada. 

    Agora se o objeto for quadrado ou com superfícies planas no topo, pode-se usar resoluções como 0,2mm (200 microns) ou mais. 

     

    Natural que esteja um pouco perdido no início, aos poucos tudo fica mais automatizado. Te aconselho a ler estes artigos abaixo pra se ambientar melhor:

    - guia de solução de problemas: https://support.3dverkstan.se/article/23-a-visual-ultimaker-troubleshooting-guide 

    - como obter melhores impressões: https://support.3dverkstan.se/article/30-getting-better-prints

     

    • Like 1
    Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??
    On 4/27/2018 at 10:26 PM, fergazz said:

    Perfeita a colocação do @matheusbnas. Aliás, qual resolução (altura de camada) você tá usando? 

    Você está imprimindo um ou dois materiais? 

    bomdia.

    estou usando 2 materiais, a altura estou usando 0,1mm, esse foi o recomendado.

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??
    On 4/27/2018 at 10:58 PM, fergazz said:

    Escolher a resolução depende muito do objeto que será impresso. Aqui na comunidade e no Cura, a resolução padrão é 0,1mm (100 microns). 

    Se o objeto for arredondado nas camadas finais e se for necessário altíssima resolução, transições mais suaves, pode-se usar 0,06mm (60 microns) de altura de camada. 

    Agora se o objeto for quadrado ou com superfícies planas no topo, pode-se usar resoluções como 0,2mm (200 microns) ou mais. 

     

    Natural que esteja um pouco perdido no início, aos poucos tudo fica mais automatizado. Te aconselho a ler estes artigos abaixo pra se ambientar melhor:

    - guia de solução de problemas: https://support.3dverkstan.se/article/23-a-visual-ultimaker-troubleshooting-guide 

    - como obter melhores impressões: https://support.3dverkstan.se/article/30-getting-better-prints

     

    obrigado, vou ler sim.

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    bom dia, ja tiveram esses problemas?

     

    image.thumb.png.dea3786e0819265878d74071e3e21505.png

     

     

    image.thumb.png.d2842479ae42af34dc5d524c92fe9428.png

  • Link to post
    Share on other sites
    Posted (edited) · ALGUM BRASILEIRO??
    On 4/30/2018 at 7:01 AM, Roberto-Resende said:

    bomdia.

    estou usando 2 materiais, a altura estou usando 0,1mm, esse foi o recomendado.

    Ok. Usando 2 materiais o tempo de impressão aumenta significativamente pela troca de materiais.

    Peças grandes com 0.1mm realmente demoram mais, se for o caso testar com 0.2mm que o tempo de impressão, teoricamente, cairá pela metade. 

     

    On 5/3/2018 at 8:43 AM, Roberto-Resende said:

    bom dia, ja tiveram esses problemas?

     

    image.thumb.png.dea3786e0819265878d74071e3e21505.png

     

     

    image.thumb.png.d2842479ae42af34dc5d524c92fe9428.png

     

    Estes problemas me parecem má adesão da primeira camada. Que material é esse, por acaso ABS? Qual filamento você tá usando?

    Eu uso o fatiador chamado Simplify3D, faz mais de 2 anos que não uso o Cura, teve algumas versões no passado com erros, agora está 

    melhorando e pretendo baixar a nova versão. A questão é, após saber o material que você utiliza uma boa dica para melhorar a adesão, 

    além de testar as opções de adesão na mesa citadas nos tópicos acima, seria aumentar a temperatura somente da primeira camada em

    até 5 graus e talvez reduzir a velocidade tb, em 10-20%. No Simplify3D sei onde fazer isso, nas novas versões do Cura não sei. 

     

    Te aconselho a medir (com paquímetro) a espessura do vidro da mesa aquecida em vários pontos ao longo da borda pra checar se você

    está com o lote defeituoso do vidro. Se constatar muita variação, acima de 0.05mm.. em alguns casos chega há 0.3mm, tire fotos para

    comprovar e envie para o representante da Ultimaker solicitando a troca. 

     

     

     

    Edited by fergazz
    • Like 1
    Link to post
    Share on other sites
    Posted · ALGUM BRASILEIRO??

    bom dia, o material 1 é o PLa e o material 2 ( suportes ) é o Breakaway, vou procurar essas opcoes que vc comentou, nao sei onde fica também.  obrigado 

     

    image.thumb.png.ea52300f601e4668345bad083e698cfe.png

  • Link to post
    Share on other sites

    Create an account or sign in to comment

    You need to be a member in order to leave a comment

    Create an account

    Sign up for a new account in our community. It's easy!

    Register a new account

    Sign in

    Already have an account? Sign in here.

    Sign In Now

    ×
    ×
    • Create New...