Jump to content
Ultimaker Community of 3D Printing Experts
rafael

ALGUM BRASILEIRO??

Recommended Posts

Hi,

just a little note (I've watched your video). When you level the bed, don't use such thick paper. Usually normal printer paper is enough. And also don't push with your fingers on the bed while moving the paper because you would change the pressure and get a wrong leveling. Just grab the paper on a corner and slide it between nozzle bed and check the resistance. Also don't move the paper while turning the thumb-screw because this also pushes on the bed and you'd mess up leveling. Just move the paper, turn the thumb-screw, move the paper again and so on.

Good luck.

 

Hey Nico,

that "thick paper" is a card that has 1mm of thickness, as the printer asks.

I'll pay more attention to that "finger pushing" detail, but I don't really apply strengh on the bed, just enough to move the paper. Anyways, thanks man.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Hey,

I think the printer asks for 0.1mm not 1mm :)

And about the pushing - I just noticed that when I touch the tumb-screw and drag the paper at the same time, there is a noticeable drag where there is almost none if I let go of the thumb-screw.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Hey,

I think the printer asks for 0.1mm not 1mm :)

And about the pushing - I just noticed that when I touch the tumb-screw and drag the paper at the same time, there is a noticeable drag where there is almost none if I let go of the thumb-screw.

 

Thanks Nico, I'll pay more attention to that tumb screw thing.

and the printer asks for 1mm, just checked.

11092597_10206670000252698_1125454978_n.jpg?oh=34278c293e7a306e0b744218321b8164&oe=55206305&__gda__=1428108061_20d90e7f044767193422eda6f0697f6b

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok, that's right. But then it asks you to take a piece of paper which is usually thinner than that. But good point. I think the on-screen instructions are not clear. I will forward this to the Ultimaker team.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok, that's right. But then it asks you to take a piece of paper which is usually thinner than that. But good point. I think the on-screen instructions are not clear. I will forward this to the Ultimaker team.

 

Nico, you have to level it using 1mm first, then after, using a piece of paper. It's a double stage leveling, at least it seems.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá amigos Brasileiros!!!

Sou aqui de São Paulo capital e trabalho com protótipos de brinquedos, bonecos por encomenda e afins

Estou comprando uma Ultimaker 2 Extended e gostaria de aproveitar da experiência de vcs se me permitirem.

Ainda não recebi a máquina, mas estou bastante entusiasmado com os reviews e resultados apresentados.

Tenho há 15 meses uma Makerbot R2 que é um burrinho de carga. Como estou precisando de área maior de impressão, acabei por optar pela Extended devido aos maus resultados da Makerbot Z18 e geração 5.

Bom por enquanto é isso.

Grande abraço a todos!!

P.S> Os convido a conhecerem meus trabalhos em minha página do face

https://www.facebook.com/ilustradorsergiocarreiras

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia pessoal, alguém aí já tentou imprimir "FLXIBLE" estou tentando mas não estou conseguindo, já utilizei vários parâmetros no CURA mas não imprime.

 

Olá Cláudio,

as Ultimakers possuem aquele "bowden tube", o tubinho transparente que serve como guia do filamento para a extrusora, e muitos filamentos flexíveis encontram atrito dentro do tubo e travam o "feeder" ou alimentador causando falhas ou interrupção da impressão. É necessário fazer alguma modificação pra utilizar tais filamentos, por exemplo comprar um bowder tube com menos atrito interno (loja G5store, http://thegr5store.com/store/index.php/bowden-tube.html... deve ter similar no brasil, necessário pesquisar).

Existem outras formas de imprimir flexíveis em uma ultimaker, fazer o filamento entrar na extrusora sem passar pelo tubo, acho que já lí sobre isso... necessário pesquisa aqui no fórum para achar outras soluções.

Qual filamento flexível você está usando? Por acaso é o Ninjaflex ou semi-flex? O semi é mais rígido e funciona melhor com as Ultimakers sem modificação, necessário aprofundar pesquisa pois chequei muito superficialmente.

Mantenha-nos informados, abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi Pessoal. Eu comprei recentemente uma impressora UM3 e estou tendo problemas de adesão do filamento ABS na base de vidro mesmo seguindo todas as recomendações do manual. Vocês sugerem adicionar algo mais para boa adesão? A temperatura da mesa de impressão coloquei 80 ºC e a temperatura do filamento de impressão está em torno de 230 ºC. Tentei imprimir uma peça pequena ontem e sem sucesso. Sempre solta na mesa mesmo passando a cola bastão que vem junto com a impressora.

 

OBS: Pensei em criar um grupo no facebook para os usuários da impressora Ultimaker com intuito de tirar dúvidas, suporte, venda e compra de impressoras, projetos e outras funções. Gostaria de saber da opinião de vocês.

Edited by matheusbnas

Share this post


Link to post
Share on other sites

@matheusbnas faça o seguinte, limpe muito bem a superfície do vidro (de preferência lave-a) utilize aquela cola bastão prit, é a melhor para adesão na mesa mas não passe muita quantidade, baixe a temperatura da mesa para 70 C , depois de imprimir vc só tira quando a mesa estiver completamente fria. Se for montar a comunidade no face conte comigo, tenho grande experiência na ultimaker.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caros @matheusbnas e @claudiocosta, temos uma comunidade no Facebook: https://www.facebook.com/groups/765796910157495/

20 minutes ago, matheusbnas said:

Oi @claudiocosta. Obrigado pela sugestão. Uma dúvida recorrente em relação a passar a cola bastão, aplica a cola quando a mesa estiver fria ou quando for começar a impressão 3D?

Mesa fria. Espalhe a cola de forma homegênea, sem exagerar na quantidade. Pode molhar uma ponta de um pano e espalhar a cola, principalmente essa que vem com a impressora, ela é muito densa. Tenho uma cola bastão Bismark, bem baratinha, ela é aguada e nem precisa espalhar com pano úmido. Deixe a cola quase transparente, ao aquecer a mesa a água da cola "evapora" e fica perfeito! 

 

Para ABS sugiro usar BRIM pra prender bem o material na mesa, e vale tentar outros métodos de adesão como: laquê (spray, extra forte) ou uma superfície adesiva da buildtak: https://www.buildtak.com/ Eu tive sucesso em algumas tentativas com a mesa a 90º graus. O ideal, ideal mesmo, seria encapsular a máquina. ABS empena muito, qualquer variação de temperatura pode acarretar numa falha. A temperatura interna ideal seria por volta de 50 graus. As Ultimakers, do jeito que vem, não são próprias pra imprimir ABS com consistência. 

 

 

Edited by fergazz
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

@matheusbnas, me ocorreu uma coisa. Teve um lote de vidros pra mesa aquecida da Ultimaker 3 que saiu com defeito, em alguns a variação de espessura chega a 0.3mm o que praticamente inviabiliza a aderência do primeiro layer. Te aconselho a fazer um teste para checar o quão plano é o seu vidro (meça com paquímetro, micrômetro ou até mesmo coloque uma régua metálica sobre ele). Lí uns relatos aqui no fórum que mesmo os vidros defeituosos as vezes são mais planos de um lado que do outro, verifique esta possibilidade também. Se possível compartilhe essas infos pra gente ir ajudando. A Ultimaker troca o vidro se for constatado o problema. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Irei seguir a sugestão de ambos e digo se obtive sucesso. Acabei de entrar na comunidade no facebook.

 

Abraços!

3 hours ago, claudiocosta said:

@matheusbnas faça o seguinte, limpe muito bem a superfície do vidro (de preferência lave-a) utilize aquela cola bastão prit, é a melhor para adesão na mesa mas não passe muita quantidade, baixe a temperatura da mesa para 70 C , depois de imprimir vc só tira quando a mesa estiver completamente fria. Se for montar a comunidade no face conte comigo, tenho grande experiência na ultimaker.

 

1 hour ago, fergazz said:

Caros @matheusbnas e @claudiocosta, temos uma comunidade no Facebook: https://www.facebook.com/groups/765796910157495/

Mesa fria. Espalhe a cola de forma homegênea, sem exagerar na quantidade. Pode molhar uma ponta de um pano e espalhar a cola, principalmente essa que vem com a impressora, ela é muito densa. Tenho uma cola bastão Bismark, bem baratinha, ela é aguada e nem precisa espalhar com pano úmido. Deixe a cola quase transparente, ao aquecer a mesa a água da cola "evapora" e fica perfeito! 

 

Para ABS sugiro usar BRIM pra prender bem o material na mesa, e vale tentar outros métodos de adesão como: laquê (spray, extra forte) ou uma superfície adesiva da buildtak: https://www.buildtak.com/ Eu tive sucesso em algumas tentativas com a mesa a 90º graus. O ideal, ideal mesmo, seria encapsular a máquina. ABS empena muito, qualquer variação de temperatura pode acarretar numa falha. A temperatura interna ideal seria por volta de 50 graus. As Ultimakers, do jeito que vem, não são próprias pra imprimir ABS com consistência. 

 

 

 

10 minutes ago, fergazz said:

@matheusbnas, me ocorreu uma coisa. Teve um lote de vidros pra mesa aquecida da Ultimaker 3 que saiu com defeito, em alguns a variação de espessura chega a 0.3mm o que praticamente inviabiliza a aderência do primeiro layer. Te aconselho a fazer um teste para checar o quão plano é o seu vidro (meça com paquímetro, micrômetro ou até mesmo coloque uma régua metálica sobre ele). Lí uns relatos aqui no fórum que mesmo os vidros defeituosos as vezes são mais planos de um lado que do outro, verifique esta possibilidade também. Se possível compartilhe essas infos pra gente ir ajudando. A Ultimaker troca o vidro se for constatado o problema. 

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
17 hours ago, matheusbnas said:

OI @Roberto-Resende. Eu uso UM3. Qual ou quais dúvidas você tem a dizer.

Bom dia, estou usando tem 1 semana, estou achando meus tempos de impressão muito longo. como vc faz para reduzir?    trabalho em modelos para fundição e o acabamento tem quer muito bom para facilitar a extração na areia.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi @Roberto-Resende. Em relação ao tempo vai depender muito do tamanho da peça a ser impressa e principalmente a resolução da mesma que está diretamente relacionada a altura da camada de impressão que no Cura varia de 0.06 até 0.4. Dependendo da qualidade que sua peça deseja ser impressa você pode ajustar diretamente nesse parâmetro para fazer uma impressão mais rápida.

Espero que isso ajude. Qualquer coisa só chamar.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
On 4/24/2018 at 7:12 AM, Roberto-Resende said:

Bom dia, estou usando tem 1 semana, estou achando meus tempos de impressão muito longo. como vc faz para reduzir?    trabalho em modelos para fundição e o acabamento tem quer muito bom para facilitar a extração na areia.

Perfeita a colocação do @matheusbnas. Aliás, qual resolução (altura de camada) você tá usando? 

Você está imprimindo um ou dois materiais? 

Edited by fergazz
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Escolher a resolução depende muito do objeto que será impresso. Aqui na comunidade e no Cura, a resolução padrão é 0,1mm (100 microns). 

Se o objeto for arredondado nas camadas finais e se for necessário altíssima resolução, transições mais suaves, pode-se usar 0,06mm (60 microns) de altura de camada. 

Agora se o objeto for quadrado ou com superfícies planas no topo, pode-se usar resoluções como 0,2mm (200 microns) ou mais. 

 

Natural que esteja um pouco perdido no início, aos poucos tudo fica mais automatizado. Te aconselho a ler estes artigos abaixo pra se ambientar melhor:

- guia de solução de problemas: https://support.3dverkstan.se/article/23-a-visual-ultimaker-troubleshooting-guide 

- como obter melhores impressões: https://support.3dverkstan.se/article/30-getting-better-prints

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
On 4/27/2018 at 10:58 PM, fergazz said:

Escolher a resolução depende muito do objeto que será impresso. Aqui na comunidade e no Cura, a resolução padrão é 0,1mm (100 microns). 

Se o objeto for arredondado nas camadas finais e se for necessário altíssima resolução, transições mais suaves, pode-se usar 0,06mm (60 microns) de altura de camada. 

Agora se o objeto for quadrado ou com superfícies planas no topo, pode-se usar resoluções como 0,2mm (200 microns) ou mais. 

 

Natural que esteja um pouco perdido no início, aos poucos tudo fica mais automatizado. Te aconselho a ler estes artigos abaixo pra se ambientar melhor:

- guia de solução de problemas: https://support.3dverkstan.se/article/23-a-visual-ultimaker-troubleshooting-guide 

- como obter melhores impressões: https://support.3dverkstan.se/article/30-getting-better-prints

 

obrigado, vou ler sim.

Share this post


Link to post
Share on other sites
On 4/30/2018 at 7:01 AM, Roberto-Resende said:

bomdia.

estou usando 2 materiais, a altura estou usando 0,1mm, esse foi o recomendado.

Ok. Usando 2 materiais o tempo de impressão aumenta significativamente pela troca de materiais.

Peças grandes com 0.1mm realmente demoram mais, se for o caso testar com 0.2mm que o tempo de impressão, teoricamente, cairá pela metade. 

 

On 5/3/2018 at 8:43 AM, Roberto-Resende said:

bom dia, ja tiveram esses problemas?

 

image.thumb.png.dea3786e0819265878d74071e3e21505.png

 

 

image.thumb.png.d2842479ae42af34dc5d524c92fe9428.png

 

Estes problemas me parecem má adesão da primeira camada. Que material é esse, por acaso ABS? Qual filamento você tá usando?

Eu uso o fatiador chamado Simplify3D, faz mais de 2 anos que não uso o Cura, teve algumas versões no passado com erros, agora está 

melhorando e pretendo baixar a nova versão. A questão é, após saber o material que você utiliza uma boa dica para melhorar a adesão, 

além de testar as opções de adesão na mesa citadas nos tópicos acima, seria aumentar a temperatura somente da primeira camada em

até 5 graus e talvez reduzir a velocidade tb, em 10-20%. No Simplify3D sei onde fazer isso, nas novas versões do Cura não sei. 

 

Te aconselho a medir (com paquímetro) a espessura do vidro da mesa aquecida em vários pontos ao longo da borda pra checar se você

está com o lote defeituoso do vidro. Se constatar muita variação, acima de 0.05mm.. em alguns casos chega há 0.3mm, tire fotos para

comprovar e envie para o representante da Ultimaker solicitando a troca. 

 

 

 

Edited by fergazz
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

  • Our picks

    • Introducing Ultimaker Cura 3.6 | Beta
      Ultimaker Cura 3.6 | Beta is available. It comes with new features, bug fixes, and UX improvements. We would really like to have your feedback on it to make our stable release as good as it can be. As always, you can download the beta for free from our website, for Windows, MacOS, and Linux.
        • Like
      • 95 replies
    • Print Core CC | Red for Ruby
      Q: For some users, abrasive materials may be a new subject matter. Can you explain what it is that makes a material abrasive when you are not sure which print core to use?
      A: Materials which are hard in a solid piece (like metals, ceramics and carbon fibers) will generally also wear down the nozzle. In general one should assume...
        • Like
      • 30 replies
    • "Back To The Future" using Generative Design & Investment Casting
      Designing for light-weight parts is becoming more important, and I’m a firm believer in the need to produce lighter weight, less over-engineered parts for the future. This is for sustainability reasons because we need to be using less raw materials and, in things like transportation, it impacts the energy usage of the product during it’s service life.
        • Like
      • 12 replies
×

Important Information

Welcome to the Ultimaker Community of 3D printing experts. Visit the following links to read more about our Terms of Use or our Privacy Policy. Thank you!